segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Aula sobre cardiopatias com o Dr. Otoni

No dia 21 de novembro de 2013, às 18 horas, na FAMINAS, a LAMEP teve a honra de receber o ilustre professor da UFMG, médico cardiologista/angiologista, e membro da Comissão Científica do Fórum Científico XXIII e Congresso Internacional de Ciências Cardiovasculares, que acontecerá dos dias 5 a 7 de Dezembro de 2013, em Recife:  Dr. Otoni M. Gomes. 

O tema da palestra foi CARDIOPATIAS. O professor abordou desde o surgimento das primeiras descobertas sobre o funcionamento da circulação corporal feitas por Leonardo da Vince, no século XVI, até técnicas modernas de diagnósticos de cardiopatias. Para isso, perpassou pela anatomia do coração, e pelas patologias que mais acometem esse órgão.
Ao final, os alunos fizeram perguntas que foram esclarecidas pelo Dr. Otoni.

A palestra foi estendida à todos os cursos da área de saúde da Faculdade FAMINAS/BH. E será emitida aos participantes uma declaração que contará como horas extracurriculares pela Extensão da FAMINAS/BH.

A seguir, fotos da palestra:





Membros da LAMEP, com o Dr. Otoni:



quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Novembro Azul





Novembro é o mês internacional dedicado ao combate ao câncer de próstata. Sabe-se que um a cada seis homens morre devido a esse tipo de câncer, e que a prevenção é a maneira mais eficaz para o combate à essa doença. 

A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz que só os homens têm. Fica logo abaixo da bexiga e na frente do reto e a uretra, o canal que transporta urina passa através dela. A próstata contém pequeninas glândulas especializadas que produzem parte do líquido seminal ou sêmen, que protege e nutre os espermatozóides.

O câncer apesar de ser uma doença muito grave, é uma doença de caráter preventivo, ou seja, ela pode e deve ser prevenida. O câncer é uma doença de genes vulneráveis à mutação, especialmente durante o longo período da vida humana.

Sinais e sintomas

Em seus estágios iniciais, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas. Dificuldade para urinar pode ser sintoma de câncer, mas também de hiperplasia benigna. É recomendável consultar um urologista se o paciente apresentar os seguintes sintomas:
  • urinar pouco de cada vez;
  • urinar com freqüência, especialmente durante a noite, obrigando-o a se levantar várias vezes para ir ao banheiro;
  • dificuldade para urinar;
  • dor ou sensação de ardor ao urinar;
  • presença de sangue na urina ou sêmen;
  • ejaculação dolorosa.
Os exames:
O toque retal é o teste mais utilizado e eficaz quando aliado ao exame de sangue PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. Para um diagnóstico final, é necessário analisar parte do tecido da glândula, obtida pela biópsia da próstata.
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anualmente, o que compreende o toque retal feito e o PSA. Segundo especialistas, o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom, por exemplo.
Como é realizado o exame de toque e quanto tempo dura? Existe muita resistência?
O exame pode ser feito na posição ginecológica, com o paciente deitado de lado com as pernas flexionadas sobre o tórax, ou, o que é mais apropriado, com joelhos e cotovelos apoiados na mesa de exame. Utiliza-se um lubrificante ou anestésico local e o médico introduz o dedo indicador através do ânus e avalia a próstata em busca de alterações de volume, simetria ou consistência.
Embora pareça muito inconveniente, o desconforto físico não é tão acentuado, uma vez que as fezes normais têm espessura maior do que a de um dedo indicador. O desconforto é mais psicológico e, por isso, para aliviá-lo, o mais importante é uma conversa franca sobre a importância e real necessidade do exame.
Os tratamentos podem deixar o homem infértil?
A cirurgia, a radioterapia e os tratamentos sistêmicos podem causar impotência como evento adverso e raramente a infertilidade.
A preocupação com a vida sexual é muito frequente?
Ela varia com a idade e com a história de vida e composição familiar. De qualquer forma, é sempre um aspecto que deve ser discutido abertamente com o paciente.
A incidência é maior em alguma raça específica?
Não existem dados brasileiros, mas nos Estados Unidos, a incidência em afro-americanos é quase o dobro da incidência em brancos.
Como você vê o futuro dos tratamentos do câncer de próstata?
Ele é extremamente promissor graças ao melhor conhecimento da biologia tumoral e aos novos medicamentos que estão sendo incorporados à prática diária.

Até o Congresso Nacional aderiu à campanha contra o câncer de próstata homenageando o novembro azul com uma iluminação especial esse mês: 

 Vamos lá, todos juntos nessa luta!


Fonte: 
Ministério da Saúde
Instituto Nacional do Câncer
<http://www.ladoaladopelavida.org.br/com-a-palavra/desmistificando-o-cancer-de-prostata>


Caso Clínico: Edema Pulmonar

Caso clínico apresentado no dia 07 de Novembro de 2013, pelas alunas integrantes da LAMEP: Mayara Miranda e Michele Gomes.


Caso Clínico: Edema Pulmonar

O paciente J.A.S, sexo masculino, de 76  anos, deu entrada no hospital no dia 13 de abril de 2013 queixando, principalmente,  dispnéia (falta de ar) aos mínimos esforços.  Foi admitido em Centro Terapia Intensiva geral com insuficiência cardíaca congestiva, doença cardíaca hipertensiva e arritmias cardíacas especificadas (problemas relacionados ao coração). Atendido no pronto-socorro com edema agudo de pulmão iniciado Lasix (diurético) e Tridil (anti-hipertensivo) com melhora. A história da doença atual do paciente era: portador de Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes insulinodependente e fibrilação atrial crônica com queixa de dispnéia progressiva aos esforços físicos e dor em membro inferior desde a alta hospitalar há um mês atrás quando foi submetido a uma colecistectomia videolaparoscópica.

EDEMA
Edema é o acúmulo excessivo de líquido no interstício e/ou nas cavidades pré-formadas do corpo.

Causas:

  • Hipervolemia aguda
  • Arritmias cardíacas
  • Drogas depressoras cardíacas
  • Infarto do miocárdio
  • Miocardite
  • Isquemia miocárdica grave
  • Hipertensão
  • Doença valvular esquerda
  • Complicações secundárias (não cardiogênico)




  •                            
     



    Localizado
     
    Tipos:


                                                              Generalizado           (Anasarca)






EDEMA AGUDO DE PULMÃO
É o acúmulo de fluidos nos espaços intersticiais e alveolares dos pulmões, resultando em hipoxemia, complacência pulmonar diminuída, trabalho respiratório aumentado e relação ventilação-perfusão anormal.

Histologia dos capilares:




Patogênese:
§  Aumento pressão hidrostática do sangue na microcirculação
§  Aumento da permeabilidade vascular
§  Aumento da pressão oncótica (devido ao aumento da quantidade de proteínas)
§  Retenção renal de sódio e água
§  Alterações do interstício
§  Alterações da drenagem linfática

Manifestações Clínicas:
  • Crescente angústia respiratória:
             - dispneia (falta de ar)
             - aerofagia
             - cianose nas extremidades
  •  Ansiedade e inquietação;
  •  Tosse com expectoração rósea e espumosa;
  •  Letargia e confusão mental





Medidas gerais:
§  Manter o paciente sentado
§  Oxigenoterapia
§  Ventilação mecânica não invasiva – com pressão positiva
§  Ventilação mecânica invasiva

Tratamento Medicamentoso:
§  Diurético
§  Morfina
§  Nitroprussiato de sódio
§  Dobutamina