sábado, 2 de agosto de 2014

CASO CLÍNICO- LIGA DE PATOLOGIA: CALÁZIO



Segundo Porto, Calázio constitui a causa mais comum de tumoração palpebral. É uma inflamação granulomatosa crônica da glândula Meibomiana, de causa desconhecida. Caracteriza-se por edema localizado na pálpebra superior ou inferior. Quase sempre se projeta para o lado conjuntival da pálpebra. Quando a pálpebra é invertida, a conjuntiva sobre o calázio mostra-se elevada e avermelhada.
Glândula Meibomiana ,Fisiopatologia e conseqüências de sua obstrução:
As glândulas de Meibomius são grandes glândulas sebáceas localizadas nas pálpebras. Estas glândulas sintetizam  lípidos e proteínas para as margens das pálpebras superior e inferior. Os lípidos glandulares espalham-se no filme lacrimal, promovendo a sua estabilidade e evitando a sua evaporação.
A disfunção da glândula meibomiana é causada principalmente pela obstrução do ducto terminal. Essa obstrução é, por sua vez, causada pela hiperqueratinização do epitélio ductal e pelo aumento da viscosidade do meibum. Este processo de obstrução é influenciado por fatores endógenos como idade, sexo, distúrbios hormonais, bem como por fatores exógenos como medicamentos tópicos, falta de higiene e stress. A obstrução pode causar dilatação cística intraglandular, atrofia dos meibócitos, perda da glândula e baixa secreção.

As consequências da insuficiência de lípidos podem ser o aumento da evaporação, hiperosmolaridade e instabilidade do filme lacrimal, aumento do crescimento bacteriano na margem da pálpebra, olho seco evaporativo e inflamação e lesão da superfície ocular.

APRESENTAÇÃO DO CASO CLÍNICO:

Paciente de 24 anos foi atendido com queixa de um pequeno nódulo único arredondado, duro e indolor em pálpebra superior do olho esquerdo.
Não há queixas de acuidades visuais, apenas aumento de sensibilidade a luz e incômodo local devido ao ressecamento ocular.
Aparelho cardiovascular, respiratório, abdômen e membros dentro da normalidade.
 CAUSAS:
Falta de higiene das pálpebras é ocasionalmente associado com o aparecimento do calázio. O stress também é freqüentemente associado com o calázio, mas ainda não foi provado como uma causa e o mecanismo pelo qual atua o stress é desconhecido. 

TRATAMENTO:

O calázio geralmente desaparece sozinho dentro de quatro semanas.
Prescrição de corticóide de uso tópico e anti-inflamatórios por via oral. Esteróides tópicos são necessários para impedir a resposta inflamatória crônica.

Se o calázio persiste por muitas semanas, ou continua a aumentar de tamanho, uma pequena cirurgia poderá ser necessária. A técnica cirúrgica de escolha é uma pequena incisão feita na pálpebra afetada, para permitir a drenagem do conteúdo do cisto. O acesso é feito pela parte de dentro da pálpebra para evitar cicatrizes visíveis.

Se houver um calázio recorrente, é imperativo que a biópsia seja feita, com avaliação histológica para excluir carcinoma de células sebáceas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário